quarta-feira, 20 de agosto de 2008

a mão invisível

“Cada indivíduo esforça-se para aplicar o seu capital de modo a que a sua produção tenha o valor máximo. Geralmente não tem intenção de promover o interesse público nem sabe sequer em que medida o está a fomentar. Pretende unicamente a sua segurança, apenas o seu próprio ganho. E assim prossegue, como que levado por uma mão invisível, na consecução de um objectivo que não fazia parte das suas intenções. Na prossecução so seu próprio interesse, promove frequentemente o interesse da sociedade de uma forma mais efectiva do que quando realmente o pretende fazer”.

Adam Smith

2 comentários:

Bonga disse...

o bem-estar colectivo é a soma de todos os "bem-estares" individuais. Cada indíviduo, na procura de maximizar esse seu bem-estar, contribui para o "score" total de uma populaçao - uma espécie de "lógica capitalista individual".
os países que mais se aproximaram desta simples fórmula (governos minarquistas - liberalismo economico, reduzidas cargas fiscais, etc - como Hong Kong e os Novos Tigres Asiáticos) em poucos anos colheram os frutos da sua "ousadia".

Será que os nossos governantes não aprendem?!?

Adam Smith... intemporal.

Manuel Marques Pinto de Rezende disse...

that's right bonga!