domingo, 20 de julho de 2008

vós sem mim (durante 15 dias)

umas boas férias, aos nossos autores e aos nossos leitores.
devo estar de volta à blogosfera daqui a uma boa quantidade de dias. se me der pra voltar.
entretanto, para deixar umas sugestões úteis, deixo a minha lista de "leitura de praia"

Um livro sobre a política actual, em que se polemizam as fragilidades da Democracia e se levantam questões como os perigos que a Extrema-Esquerda representa para o Socialismo.

Escrito em 2007 e pensado numa perspectiva mais europeia do que apenas portuguesa, O Socialismo Nuca Existiu? compõe-se de quatro capítulos: o primeiro, sobre o que é o socialismo, diferenciado de comunismo; o segundo, sobre as origens liberais do pensamento político de Esquerda e o rumo que, desde o século XIX, o liberalismo tomou junto da opinião pública, que hoje o confunde com apenas uma corrente económica de Direita; o terceiro capítulo é um comentário a um caso recente (Verão de 2007, destruição de um milheiral no Algarve por «anarquistas»), que ilustra o tipo de socialismo extremista que não pode ser confundido com o socialismo democrático; por fim, o quarto e último capítulo é dedicado a uma proposta positiva para o futuro do socialismo, que mantenha a tradição política descrita no primeiro capítulo e a integre na actualidade.


um livro que, ou me levará para aquela terra prometida que é a Esquerda, ou não.

depois desta bela obra de Carlos Leone, vai marchar um belo Capitán Alatriste de Arturo Perez Reverte, sobre a queda da cidade de Breda. Tudo leiturinhas muito leves.
bom descanso.

Sem comentários: