quarta-feira, 30 de julho de 2008

Porque nem todos são mediáticos

Avante!: Pelo 90º aniversário - Saudação a Mandela.

Aquando do episódio do voto de satisfação pela libertação de Ingrid Bettencourt, onde o PCP se absteve, rapidamente os abutres se lançaram ao PCP, acusando-o de "sectarismo", "anacronismo", etc. Sem sequer tentar vêr que havia um outro voto do PCP, porventura mais harmonioso. No entanto, critiquei e critico efectivamente a posição do PCP na altura, porque a restituição do mais elementar direito do Homem - a Liberdade - deve ser celebrada sem constragimentos ou limites.
Agora neste voto de saudação a Nelson Mandela, não houve pura e simplesmente alarido algum. Muitos fazedores de opinião nacionais gostam de bater no PCP: estão no seu direito; eu próprio o fiz e faço quando assim o entendo. Mas já não se batem é pela equidade e honestidade intelectual.

9 comentários:

Anónimo disse...

não estou bem informado dos casos de rotulação de "anacronismo" ao PCP.
nem percebo muito bem porque se há de chamar anacrónico ao PCP.
acho que as criticas feitas ao PCP não foram feitas por abutres, ou pelo menos por alguém passível de ser assim qualificado. é que os abutres atiram-se à carne putrefacta, e o PCP já passou essa fase de degradação há quase 30 anos atrás.

já agora, parabéns atrasados senhor mandela!

Francisco disse...

Manel,

Chama-se de "anacrónico" ao PCP porque em alguns aspectos o é, de facto. O porquê de tal atributo deve-se à própria etimologia da palavra: o desfazamento cronológico, cultural e teorético em relação à realidade actual do estado de coisas.
Os abutres "humanos" (intelectuais, políticos, etc.), justamente por serem abutres, não se limitam a atacar a carne putrefacta. Mais do que isso, tentam tornar algo vivo em carne putrefacta.
Mas mais interessante ainda, seria saber a tua opinião sobre o assunto propriamente dito: o do voto que foi feito na AR.

Anónimo disse...

não sei bem se tenho "opinião" em relação ao voto.
não preciso que a assembleia do meu estado vote felicitações a ingrid bettencourt nem bilhetes de feliz anivesário a nelson mandela.
aco que não há grande opiniao em elação a isso
claro que digo isto sem querer expressar má vontade, acho uma atitude correcta, pelos meus humildes padrões de correcção, que o pcp felicite nelson mandela.
aliás, as minhas criticas aquando do caso bettencourt não veio do facto de o pcp ter-se abstido do voto porosto por já não sei quem. foi antes do que os lideres comunistas e o meio de comunicação comunista escreveu.

ps: de salientar que, o psd e o pp se terem abstido de votar a tal saudaçao a mandela não é prova de estes dois partidos não gostam de nelson mandela (quem é que não gosta de nelson mandela?)
é sinal que em portugal, a real politik sobrepõem-se ainda e sempre ao verdadeiro objectivo da política numa sociedade democrática e apologista da democracia.

D. disse...

eu como anti americana primitiva( :p), tenho a dizermos que nelson mandela consta, ou constava até há bem pouco tempo da lista de terroristas feita pelos estados unidos. portanto, faz sentido que nem todos o encarem como o grande homem e presidente que foi. como ouvi há bem pouco tempo numa reportagem sobre a África do sul (país que por razões pessoais me é bastante próximo), nem todos podem ser presidentes como nelson mandela, mas se fossem, certamente que a áfrica do sul seria hoje um país bem melhor. pena que nem todos partilhem dessa opinião.

Anónimo disse...

daniela essa informação não pode estar muito bem explicada ou interpretada.
ou pode, mas acho muito ambíguo que os eua, que mantêm relações priveligiadas com a áfrica do sul, ponham na sua lista de teroristas o seu principal simbolo nacional, o nelson mandela. logo, se consta, é por se terem esquecido de apagar o nome (pode acontecer).
agora, se alguma vez constou, duvido que tenha sido até há bem pouco tempo.
até podes apresentar provas escritas de um jornal ou de um blogue fiável, mas eu não acreditaria minimamente nelas.
de facto, a república dos norte-americanos é uma República com R grande, e nunca o chefe de estado dos norte-americanos receberia um terrorista ou um considerado terrorista. aco que fste um pouco naive nessa afirmação. e de facto, bush senior e junior receberam nelson mandela, clinton e também a esposa receberam nelson mandela, acho que o próprio reagan recebeu nelson mandela.
assim, com "bem até há pouco tempo", deves te estar a referir ao tempo num contexto geológico :P

D. disse...

damn... tenho de aprender a ler inglês, a notícia era afinal sobre um rapto de aliens... peço perdão. já agora, se gostam de aliens podem ler a notícia aqui neste link:http://www.usatoday.com/news/world/2008-04-30-watchlist_N.htm

D. disse...

http://www.usatoday.com/news/world/2008-04-30-watchlist_N.htm


este é que é o link correcto.

D. disse...

bom... ele não está a ficar inteiro. eu vou guardá-lo comigo, depois se quiserem ver peçam... xD

Anónimo disse...

já expliquei à daniela, mas quem ver o link que ela pôs e ler a notícia até ao fim percebe o que se passou.
de facto, todos os membros do ANS foram considerados, em finais dos anos 80 e durante o mandato de reagan, como uma organização terrorista.
no entanto, esse país maléfico que é a américa propôs, através do seu congresso do mal, umas das primeiras sanções económicas à africa do sul sem ser da inicitativa da ONU. o presidente reagan, alegando que a africa do sul era um aliado americano e uma das poucas sociedades livres em africa (em comparação aos restantes estados marxistas vizinhos) vetou essa proposta. no entanto, o congresso derrogou esse veto e a proposta passou (é possível, leiam os manuais de ciencia política).

assim, é uma mera questão burocrática e de vista grossa a existencia do nome de mandela nesse quandro de pessoas. uma mera questão de protocolo ter de se pedir uma permissão especial, quanto mais em dias de hoje, dias de patriot Act, para que mandela vá a washington.