terça-feira, 18 de março de 2008

Da discriminação

Hoje decidi ir dar sangue. Chegada ao hospital, entregam-me uma folha com uma lista de condicionantes para ser dador, que tem de ser assinada por quem se candidata a dador. Até aqui tudo normal, afinal, é a saúde de outras pessoas que está em risco.

O problema é que uma das condicionantes é “ter tido relações sexuais com pessoas do mesmo sexo”. Por outras palavras “se é homossexual não pode dar sangue”. Isto ao lado de coisas como “ter feito sexo com prostitutas”. A isto chamo discriminação. Primeiro porque o facto de alguém ser homossexual não implica que tenha comportamentos de risco e depois porque estando antes uma lista de comportamentos sexuais de risco, é ridículo anular logo a possibilidade de doação de um homossexual. Talvez se tema que a homossexualidade se transmita pelo sangue.

Esperava mais de um Portugal que pertence à União Europeia e se diz moderno e tolerante. Aliás, onde anda o respeito pelo artigo 13º da nossa constituição? Entre muitas outras situações de desrespeito pela opção sexual dos cidadãos, esta é uma daqueles flagrantes, que motiva que muita gente acabe por mentir nestes questionários.

7 comentários:

Pedro disse...

E que tal perguntarem: usou preservativos? em vez de andou com prostitutas ou é homossexual. Isto está na mesma onda dos piercings. O fascismo do partido da suposta esquerda a chegar, inicialmente de mansinho mas a chegar.

Francisco disse...

Pedro, consegues explicar-me porquê que o fascismo é para aqui chamado?
Que confusão.

João Pedro disse...

Eu acho que esse ponto: “ter tido relações sexuais com pessoas do mesmo sexo” é unicamente para fazer a triagem às mulheres para de seguida irem fazer propostas no sentido de as convidarem para um menage!

Anónimo disse...

por acaso o meu primo Günther que trabalhava lá na clínica em Berlim custumava fazer isso.

Pedro disse...

Olá a todos.
A resposta é quase esxclusivamente para te justificar, noronha, o porquê do fascismo ser para ali chamado.
Pois bem, que te parece que signifiquem perguntas como é homossexual? Foi ás prostitutas recentemente? Trocou de parceiro no ultimo ano? A mim só me parecem perguntas com teor discriminatório. Qual é o sentido de te fazerem perguntas destas? De certeza que nem o caríssimo joão me sabe responder a isto! E tem mais, o teu sangue doado não será utilizado sem antes lhe serem feitos exames, analises, o que quer que seja imagino eu. Ora, se assim é perde desdo logo sentido qualquer questionário averiguador dos moralismos das pessoas.
E digo-te a historia dos piercings é igual. Aposta-se na proibição mas descora-se a fiscalização? que é isto, a mim isto tudo são quase fascismos no mínimo de todos os mínimos.
Mas ainda há mais umas coisinhas de que te quero falar. No estado fascista do século passado o que é que existia? por partes, saúde como funcionava? como funciona a nossa? para que caminho está a ir o SNS?; educação, como era? como ainda é? como vêm sendo feitas as propostas pore sta ministra? e não podes negar que o nosso ensino e sunordinado aos americanismos todos. eu pelo menos nos meus manuais de historia lembro-me bem das grandes medidas do bill clinton e da importancia do neo-liberalismo, mas também não esqueço que por lá também vinham os merdas dos revolucionários cubanos, a coreia e vietname de que nem falei; justiça, não negas que os portugueses têm hoje noção de que a nossa justiça é injusta, não funciona, é uma justiça d ricos?

olha, isto para mim são pre-fascismos, que com receio meu, vendo o aumento que têm tido os extremistas de direita, talvez reais fascismos não digo o curto, mas no medio prazo. Hoje tudo ´proibido, mas nada é fiscalizado e regulementado de forma a se evitarem aquilo a que popularmente se chamam "tachos".
Como disse já o Manel em tempos, no século 21 é proibido proibir!

Abraço

Francisco disse...

Que enorme confusão de conceitos, épocas históricas e situações...
Desculpa a frontalidade, mas a meu ver o teu texto não diz coisa com coisa, Pedro.
Não vou comentá-lo minuciosamente porque me roubaria muito tempo, mas aproveito para te lembrar que o "fascismo" de que falas não é o único que discrimina... O "comunismo", aliás, a perversão do que é de facto o comunismo, o comunismo violento e de elites, também discriminou e discrimina... e muito.
Mas, de qualquer forma, no que toca a este post, a possível discriminação que é feita aos dadores de sangue nada tem a ver com "fascismos" ou "comunismos". Nada.
Depois deste uma volta enorme por não sei quantos temas. Quero só deixar uma pequena nota quanto aos piercings: ao contrário do que tu disseste, o projecto lei do PS pretende fiscalizar os estabelecimentos e assegurar melhores cuidados para os clientes. Todavia, e aqui concordo contigo, entre fiscalizar e proibir vai uma longa distância. E como o projecto pretende claramente proibir, oponho-me totalmente a ele. Aliás, já manifestei isso no meu cantinho (Bósforo). Take a look.
Quanto ao "Proibir é proibido", meu amigos, ele não é deste escuro século XXI, mas sim do Maio de 68! Neste século XXI, infelizmente, proibe-se e muito... e às claras!

Um abraço

João Pedro disse...

Os homossexuais começaram a assumir comportamentos sexuais muito mais seguros. Acontece que apesar disso ainda continuam a ser considerados como grupos de risco devido ao facto de ser dentro da comunidade gay que existem maior números de casos e também devido ao facto de as relações anais serem o meio mais favorável à transmissão do vírus.

Essas perguntas são só uma triagem pois obviamente que todo o sangue é analisado. Acontece que com uma triagem correcta poderá ser possível poupar uns trocos com pessoal e horas de trabalho. Tudo o que nos rodeia tem como diapasão a economia/custos. O resto... são politiquices...

Aqui explica... mais ou menos... como se transmite a coisa... e o que poderá ser entendido como... mas "radical" :)

http://www.avert.org/faq1.htm#q2