domingo, 23 de março de 2008

Violência e educação

Os números de professores agredidos assustam. Sobretudo porque a violência se dá nas camadas que nos vão suceder na sociedade. Nos jovens que supostamente um dia vão ter de governar o país. Os números revelam acima de tudo uma falta de respeito pelos outros e um défice na educação. Porque eu não acredito que alguém com uma educação adequada em casa tenha coragem de agredir um professor porque este apenas lhe tirou o telemóvel. Nem acredito que algum de vocês fosse capaz de o fazer. Até por uma questão de princípios e devido a valores que nos foram incutidos. Embora os psicólogos considerem que se devem entender estes comportamentos porque os telemóveis são hoje quase uma extensão do comportamento dos jovens (perdoem-me os psicólogos com as suas teorias de compreensão e afins), nenhum objecto pode nunca sobrepor-se ao respeito e convivência em sociedade. A partir do momento em que um objecto supérfluo justifica comportamentos animalescos, então mais vale fechar essas pessoas em jaulas.

6 comentários:

Francisco disse...

"fechar pessoas em jaulas", qualquer que seja a circunstância, é a pior solução.
Até me espanta que tenhas dito isto...

Sara Morgado disse...

Eu tive uma das piores turmas da minha escola e isto era quase diário. Alunos que insultavam professores por estes pedirem para desligarem walkmans. Alunos que batiam nos móveis porque os professores tinham pedido para se calarem.
Mas há sempre quem se safa.
Já os outros passam os dias a assaltar putos nos furos.

Pedro disse...

Desde o inicio da semana quando li a noticia pensei nisto. e agora pergunto-a; tempos atrás tivemos aqui alta discussão a propósito do ensino, não sei se se lembram. Na altura eu perguntei a alguns de vós o que era a escola democrática e opus-me á mudança do estatuto do aluno. Obviamente que quer este episodio quer os episodios da turma da sara quer outro qualquer, não tem directamente que ver com esta mudança, mas não acham que com a mudança do estatuto e se se implementar o tal conceito de escola democraticas esta merda toda vai piorar?

Daniela, fechar pessoas em jaulas não é a melhor solução. Para umiudo de 15 anos, 16, 17 que seja, não sei se a melhor solução nessas situações a que te referes passe por aí.

Abraço

D. disse...

sim, porque eu falava em fechá-las literalmente. fechá-las e atirar-lhes amendoins de duas em duas horas e dar-lhes choques eléctricos também. como é óbvio que disse isso como força de expressão. se bem que a continuar assim mais vale de facto separar os professores dos alunos com grades.
mas agora que falamos em soluções, qual acham que seria a melhor solução? isto é mais um problema de educação em casa do que outra coisa qualquer, e o Estado não pode intervir na esfera privada dos cidadãos. também não me parece que para estes alunos ser expulso de uma escola seja uma pena muito severa, muitos até agradecem...

Pedro disse...

Daniela, é claro que o maior problema está em casa e na educação de aí vem. e procuro mais focar-me na educação dos putos de classe média para cima. aí sim eu não entendo como é que miúdos que t~em tudo podem ter atitudes daquelas. Porém, não sei de que classes são os estudantes que mais agridem professores.
A solução não sei por onde passará, mas não será certamente por ideias de escolas democráticas nem com o reforço do papel de estudantes de 15 e 16 anos, que as unicas coisas em que pensam sabemos nós bem e aneiras não gosto eu de escrever, nas decisões que dizem respeito á comunidade ecolar, ou chamem-lhe o que quiserem.

Se me perguntares por onde passar a acção do estado, digo-te desde logo que no sentido de uma maior força disciplinadora nas escolas. e há formas sem ser a expulsão ou suspensões.

João de Brito e Faro disse...

"e procuro mais focar-me na educação dos putos de classe média para cima. aí sim eu não entendo como é que miúdos que t~em tudo podem ter atitudes daquelas."

Se não me engano, chama se "mimalhice", putos que estão habituados a ter tudo o que querem, e que não aceitam um não como resposta! Putos que nunca levaram uma chapada, que nunca levaram um NÃO ficam assim...

digo eu....