sexta-feira, 28 de março de 2008

Justiça......e os media

Boa noite.... Penso que esta na altura de mais um debate instrutivo neste blog.

Durante uma conversa usual surgiu uma discussão sobre um tema que eu considerei interessante de partilhar convosco. O tema em causa era a relação entre a justiça e os media e surgiram duas opiniões opostas: por um lado, um dos sujeitos considerava que a justiça é, em certa parte, dependente dos media, mas por outro lado, o outro sujeito da conversa defendia que a justiça era totalmente independente dos media, que em nada influenciavam o funcionamento dos órgãos judiciais.

Desta forma queria sensibilizar os visitantes e participantes deste blog a darem a sua opinião sobre este tema pois aqui Há Discussão!!!

Cumprimentos!!

8 comentários:

D. disse...

a forma como o ruben escreve é mesmo engraçada. parece mesmo um professor... xD
acho que os media influenciam sim a forma como a justiça é vista pelos cidadãos, e talvez acabe por influenciar algumas decisões, mas não creio que um juiz competente se deixe levar...

Ruben disse...

Pareço um professor a escrever??? a serio?? ahahahahah que engraçado xD!
bem ... espero que isso nao seja nada de mau pois olhando para os nossos professores, ter alguma semelhança com eles nao é algo positivo =D! loooooooooll!

Pedro disse...

Ruben, permito-me expor a minha opinião, desde já sabendo de antemão que irão discordar de mim.

Acho que devemos ver a justiça (neste contexto) sobre dois pontos de vista distintos. A justiça ideal, a justiça valor chamem-lhe o que quiserem, e noutro sentido a justiça modo de funcionamento.
Até aqui nada de novo quanto ao que escreveste.

Numa situação te-mos, a meu ver, a justiça independente dos media, que não tem nenhuma relação com os media, pois pensemos: a justiça, valor a seguir, do ponto de vista juridico, se se deixasse influenciar teria uma certa tendencia a ir para a justiça privada, a justiça pelas proprias mãos. Basta ver-mos aqueles casos de acidentes em que morreram filhos de pais que aparecem desolados. O que é que se diz sempre? "onde anda a justiça!? onde andam os tribunais!? e depois queixam-se se um homem faz justiça pelas proprias mãos!?" É isto que cosutmamos ouvir nestas situações. posso então afirmr qeu nesta situação o papel dos media não se reflecte, pis sabemos nós bem que a justiça privada é condenada também. Aqui o valor, o ideal, esse não se deixa levar pelos media.

Agora na parte de funcionamneto, não sei se as coisas se processarão da mesma forma. E dou um exemplo: o procurador geral da republica, figura distinta da ordem juridica, disse que havia um inquerito para aquela aluna que num patético ataque de histeria decidiu confrontar a professora daquela forma. Não tinha áquela data sido apresentada qualquer queixa, não tinha a escola tomado sequer qualqur medida contra a aluna, só tinha sido divulgado um video.
Acho que nem preciso aqui de dizer mais nada.

conhecedor profundo de que discordarão de mim, é esta a minha opinião.

só uma coisa para o ruben em particular. Acho que seria interessante dares tu também a tua opinião

Abraço

Pedro disse...

obviamente o tems foi erro. esmo tendo atenção a estas situações, não consegui ver todas.
Desculpem

Francisco disse...

oh Pedro, que linda vítima tu me saíste...
:)

Ruben disse...

Pedro, a seu tempo darei a minha opinião ;)!

abraço=D

D. disse...

pedro, tiveste muita graça na parte da vítima. xD

Anónimo disse...

Ruben Ruben... já te dei a minha opinião sobre isso! Talvez por ser aluna de Comunicação e defender o Jornalismo acima de tudo, ache que sem os Media muitos dos casos continuariam esquecidos... Já aqui foi dado o exemplo da aluna histérica, mas se esse vídeo não tivesse sido divulgado pela Comunicação Social a professora nunca se teria queixado e esse caso, como tantos outros iguais, continuariam por revelar. Não que os Media de alguma maneira façam justiça, não se trata disso... apenas dão grande cobertura a alguns casos, pressionando quem os deve resolver a tentar solucioná-los o mais rápido possível. Nem sempre é possível, claro, como é o caso da Maddie, por exemplo... mas o 'povo' quer e gosta de saber como andam as coisas e é nosso dever (nosso, leia-se Media) dar a conhecer tudo quando possível ao cidadão comum. Até porque graças a nós, muitos advogados que por aí andam, passam a ser conhecidos por defenderem grandes casos!

Nota: de distinguir também o mau do bom Jornalismo. Um bom jornalista baseia-se em factos, o mau inventa-os...



E sim, pareces um professor a falar!