segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Empate ideológico

Sim, tudo correcto sobre a figura de Erasmo, sobre o seu tratado da Moral. . . .
Com a minha perspectiva de Maquiavel só quis evidenciar o facto de ele ser uma realidade eterna, que acompanha o homem enquanto animal político.
Erasmo é um humanista óbvio, a sua doutrina teve apenas um problema de maior, 4 anos depois de ele escrever "A educação do Príncipe Cristão" Lutero rompe com a igreja católica. . . como tal muito do que Erasmo disse não foi acatado. . . Mas é de louvar a sua perspectiva "utópica" (acertaste em cheio!!!! era de facto o ponto em que iria pegar para criticar novamente Erasmo) que mesmo o sendo é algo a ter em conta. . . . mas mais uma vez o digo, o Homem não é cordeiro" (perspectiva negativa, lembremos Santo Agostinho ou Hobbes ou até o próprio Lutero). E enquanto "desleal" e obsessivo o Homem continuará na sua luta eterna pelo prestígio, pela ambição. . . . e isso não é necessariamente mau, desde que regrado claro e aí defendo mais uma vez quer Cícero quer péricles (grande homem esta último, influência pessoal extrema em Atenas, ele teve 15 anos a governar sempre submetendo-se a eleições. . . notem o SEMPRE).
Enfim, não sendo uma resposta nem tentando contradizer nada do que disseste. . . termina-se assim o confronto Maquaivel vs. Erasmo!!! Talvez noutra altura surja mais algum confronto entre personalidades históricas. . . .
E porque não começarmos com um "actual" Locke vs Hobbes!!!!!
Abraço!!!

Sem comentários: